5 possíveis problemas no déficit de profissionais de TI

Guilherme Bogo
Magrathea
Published in
5 min readNov 18, 2021

--

Quem acompanha os nossos conteúdos aqui no blog sabe que, nas últimas semanas, temos falado bastante sobre o possível déficit de profissionais de TI em 2022. Isso porque acreditamos que este pode se tornar um grande problema para as empresas.

Hoje, porém, buscamos nos aprofundar nas possíveis consequências ao planejamento da demanda de desenvolvimento, para CTOs, CIOs e Heads de Engenharia, principalmente, caso um problema como esse venha a ser enfrentado no próximo ano. Confira!

Neste artigo, você verá:

  • O possível déficit de profissionais de TI
  • Os problemas que podem surgir neste cenário
  • Quais alternativas podem se tornar uma oportunidade

Não é de hoje que buscamos questionar os profissionais da área de tecnologia sobre o déficit de profissionais de TI. Em nosso artigo “As preocupações do Head de Engenharia no planejamento para o próximo ano”, destacamos esse problema.

em nosso ebook, com o mesmo nome, lançado logo na semana seguinte ao artigo acima citado, falamos sobre alternativas para conter esses problemas, caso ocorram, incluindo a ausência de profissionais no mercado.

Na última semana, trouxemos uma perspectiva sobre como, entre todas as preocupações para 2022, o déficit de profissionais pode se tornar um agravante, destacando a opção de terceirização como uma alternativa.

Aqui, o assunto é outro. Buscamos mostrar os principais problemas que podem ser enfrentados caso o déficit de profissionais de TI e a ausência de contratações se torne uma realidade no dia a dia das equipes durante o ano.

O possível déficit de profissionais de TI

Os números mostram a importância de refletir sobre esse assunto. Não pela primeira vez, nós mostramos que pesquisas, como a da Softex, revelam o apontamento de que o déficit de profissionais de TI pode chegar a mais de 400 mil no próximo ano.

Não bastasse a ausência de profissionais no mercado, as dificuldades ao longo deste processo também podem se tornar um fator agregado e trazer muita dor de cabeça para as equipes de recrutamento, e claro, para as lideranças na área de tecnologia.

Fatores como a busca pela melhor oferta de trabalho, negociação, devido ao mercado aquecido, e retenção de talentos, na tentativa de evitar saídas e mais perdas de colaboradores, também podem contribuir de forma negativa para este cenário.

Os problemas que podem surgir neste cenário

Por que buscar formas de se preparar para esses problemas, caso ocorram, ou para driblar tais consequências, caso eles já sejam uma realidade no cenário atual da empresa? Esse é o questionamento que estamos fazendo em nossos últimos conteúdos.

Abaixo, listamos algumas das possíveis consequências com o déficit de profissionais de TI e as baixas nas equipes, que podem afetar o progresso da demanda de desenvolvimento e atrapalhar os planos dos Heads de Engenharia, e claro, das empresas.

#1 Delay para se lançar no mercado

Para empresas e startups que pretendem lançar o seu primeiro produto no mercado, o custo desta ausência de profissionais pode ser o atraso no lançamento do produto, sendo necessários novos prazos, o que pode significar também um custo maior e menos receita.

#2 Perda de timing da oferta

Similar ao tópico acima, mas quando o produto é acompanhado de timing necessário em relação ao mercado, o prejuízo pode ser ainda maior, devido ao trabalho já executado e a possibilidade de perda ou baixa nos resultados em razão de um possível novo prazo.

#3 Dificuldade para escalar o produto

No caso das empresas que já possuem um produto no mercado, mas possuem também um roadmap a ser entregue, alinhado ao processo de escala do produto, a ausência de profissionais no time pode contribuir para o não atingimento deste objetivo.

#4 ROI baixo

Um roadmap requer investimento, e com ele, a necessidade de retorno. Sendo assim, a ausência de profissionais no time, e consequentemente atrasos na entrega, podem gerar, ao final, um ROI baixo em relação ao desejado e esperado no planejamento.

#5 Perda de investimento

Para finalizar, similar ao tópico acima também, é a perda de investimento com o não atingimento dos objetivos para com a demanda de desenvolvimento. Seja este investimento próprio, anjo ou através de financiamento.

Quais alternativas podem se tornar uma oportunidade

Os riscos são altos. Por isso, é preciso pensar em alternativas buscando se preparar para um possível déficit de profissionais de TI, ou caso ele já seja uma realidade, em formas de amenizar os impactos e encontrar soluções mais ágeis. Afinal, o tempo não para.

Em nosso ebook, o qual deixamos o link no início deste artigo, nós trouxemos diversas alternativas para as principais preocupações das equipes da área de tecnologia, como programas de formação, definição de margens no planejamento, entre outras.

No último artigo, falamos sobre como a terceirização das demandas de desenvolvimento pode contribuir para aliviar a carga de trabalho das equipes, na tentativa de cumprir os prazos esperados no planejamento do projeto, e como a Magrathea pode ajudar nisso.

Todas, opções que podem ser avaliadas pelas lideranças na área de tecnologia e assim contribuir para a criação de um plano de prevenção ao déficit de profissionais de TI esperado para o próximo ano, na busca por melhores resultados.

Conheça a Magrathea

Mas, como uma empresa como a Magrathea pode apoiar nestes objetivos? A resposta é simples: disponibilizamos times incríveis aos nossos clientes, geridos através do nosso “Jeito Magrathea”, voltado à qualidade e performance.

Ao se tornar um cliente Magrathea, o escopo do projeto é avaliado, e juntamente do cliente, uma configuração de squad é definida. Esta squad, assim como a sua liderança técnica, permanecerão integradas ao cliente durante todo o projeto.

Preocupações, então, como recrutamento, seleção e retenção de talentos para o projeto, tão importantes com o déficit de profissionais de TI, deixam de ser obrigações da empresa e passa a ser da Magrathea, que conta com uma equipe especializada nesta tarefa.

Além de muitos outros benefícios, que fizeram da Magrathea em apenas 4 anos, uma empresa referência em consultoria para engenharia de software, dados e design, com mais de 30 projetos atendidos e mais de 60 pessoas mochileiras à bordo.

Se você deseja ouvir o que nossos clientes têm para falar sobre o “Jeito Magrathea”, basta assistir ao nosso vídeo case em poucos minutos. Agora, se você deseja entrar em contato com a gente e agendar uma conversa sem compromisso, basta enviar uma mensagem.

--

--