Mercado de TI aquecido: as expectativas de contratações para 2022

Guilherme Bogo
Magrathea
Published in
4 min readNov 11, 2021

--

O mercado de TI aquecido é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses. A falta de profissionais para as principais demandas de tecnologia têm ligado o alerta dos gestores que desejam ampliar o time neste último bimestre e em 2022.

Para heads de engenharia, por sua vez, que pretendem escalar um produto no próximo ano ou possuem um grande roadmap nos próximos quarters, é preciso atenção para as demandas necessárias e o foco na captação de novos talentos.

Por isso, escrevemos este artigo. Para mostrar a importância do processo de recrutamento e seleção em uma atuação estratégica na captação de novos talentos, e também, para mostrar uma alternativa que pode se tornar viável para a sua empresa.

Neste artigo, você verá:

  • Mercado de TI aquecido: as dificuldades para encontrar talentos
  • A expectativa das empresas para 2022
  • Quais alternativas existem para os Heads de Engenharia

Quem leu o nosso último artigo sobre as preocupações do head de engenharia no planejamento para 2022, viu não apenas o mercado de TI aquecido, mas também outras possíveis preocupações que podem afetar o planejamento para o próximo ano.

Mercado de TI aquecido: as dificuldades para encontrar talentos

A transformação digital, presente em praticamente todos os setores do mercado, já vinha demandando um alto número de profissionais. O estudo “Profissões Emergentes da Era Digital”, divulgado pelo portal 6 Minutos, do UOL, mostra um retrato disso.

O estudo identificou que o país pode ter um déficit de profissionais em um prazo de 10 anos, em áreas como tecnologia, indústria da transformação, agricultura e saúde. Com a pandemia, este processo acelerou.

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e de Tecnologias Digitais (Brasscom), segundo matéria publicada no portal Exame, apontavam em 2019 um déficit de 24 profissionais de TI. Entre 2019 e 2024, a estimativa é de 70 mil.

E não são apenas as empresas brasileiras que estão demandando profissionais em nosso país. Uma matéria, publicada pelo portal Exame ainda em dezembro de 2019, mostra o interesse do mercado extrangeiro em profissionais brasileiros.

Além disso, mudanças nos hábitos e prioridades também impactaram em processos seletivos em razão da pandemia. Uma matéria publicada pelo portal G1, mostra tendências como home office, organização no trabalho e a necessidade de desconectar.

A expectativa das empresas para 2022

Para 2022, pesquisas continuam apontando um déficit de profissionais na área de tecnologia. O portal Canaltech trouxe em julho deste ano uma matéria com base em uma pesquisa da Softex, que prevê a carência de mais de 400 mil profissionais no Brasil.

Também segundo a matéria, de acordo com dados da Abes, a Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é o 10º maior mercado do mundo no setor, e líder na América Latina, respondendo por 40% do total.

Quais alternativas existem para os Heads de Engenharia

Contudo, os projetos não podem parar, não é mesmo? Para heads de engenharia que possuem um produto para escalar no próximo ano ou um grande roadmap pela frente, talvez seja hora de parar e pensar em iniciativas, ou melhor, alternativas.

Nós publicamos na última semana um ebook, completamente gratuito, com as 5 preocupações do head de engenharia no planejamento para 2022 — as mesmas do artigo que citamos logo acima, porém agora, com dicas sobre como resolvê-las.

👉🏻 Faça o download do ebook gratuitamente ou leia no blog.

Nele, falamos sobre algumas alternativas que podem se tornar uma opção viável para os heads de engenharia, bem como a criação de novas fontes de captação de profissionais, criação de planos de contingência, definição de uma margem no time, entre outros.

Dicas simples, mas que podem auxiliar os CTOs, CIOs e Heads de engenharia na busca pelo mapeamento das principais alternativas para captar novos talentos e assim driblar os desafios do mercado de TI aquecido no próximo ano.

Conheça a Magrathea

No entanto, antes de você ir, gostaríamos de destacar aqui uma opção que é a terceirização da mão de obra. Nós, da Magrathea, por exemplo, somos uma empresa de consultoria especializada em engenharia de software, dados e design.

Diferente de modelos de body shop, onde na maioria das vezes existe apenas a alocação de profissionais, a Magrathea se destaca pelos seus diferenciais. Nosso slogan entrega tudo isso: “entregar valor, antes mesmo da primeira linha de código”.

Após um mapeamento das necessidades do nosso cliente, criamos uma squad exclusiva, com profissionais que irão atuar de forma integrada ao time do próprio cliente, até mesmo a liderança técnica, facilitando a comunicação.

Desta forma, quem contrata a Magrathea além de contar com um time exclusivo dedicado ao projeto, não se preocupa com fatores como captação, retenção e engajamento destes colaboradores. Tudo isso, é responsabilidade nossa.

Quer saber mais sobre isso? Agende uma conversa agora mesmo com um de nossos especialistas ou envie uma mensagem pelo site, clicando na imagem abaixo.

--

--